Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
E veio a pandemia. Quarentena, que já dura muito mais que 40 dias. Na verdade nem sabemos quando ela vai terminar. Nossa rotina, virou do avesso, não podemos mais sair de casa como antes, não é mais seguro. E agora, como eu faço para continuar com a minha terapia?
Calma. Respira. A psicoterapia online, regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia na Resolução CFP nº 011r/2018 é a solução para que você não fique desassistido nesse momento tão inquietante que vivemos. Na segurança do seu lar, você será atendido pelo seu psicólogo como se estivessem no consultório. Claro que o contato, o olho no olho é tudo diferente. Mas precisamos nos adaptar frente a essa nova realidade. E que bom que a internet, o Skype, WhatsApp, Meet existem para tornar tudo isso possível. São inúmeras ferramentas, fáceis de usar e você pode pedir ajuda caso tenha dificuldade, não tem problema nenhum nisso, afinal de um dia pro outro ninguém aprende nada.
Para aqueles que nunca fizeram terapia e agora resolveram embarcar nessa aventura que é desbravar o “eu”, pode parecer tudo muito estranho, mas existe um profissional do outro lado da tela que além de preparado tecnicamente para te receber – agora virtualmente – está também descobrindo um universo novo. Que jornada bacana vocês não podem fazer juntos?
Não tem jeito, presencial ou virtualmente, a terapia é desafiadora mesmo. Mas ela também cura. Ela também te permite refazer caminhos e ampliar suas possibilidades de crescimento. Ela pode ser dolorida em alguns dias, mas não se preocupe. Ninguém, nem mesmo o psicólogo vai te forçar a enfrentar algo que ainda não te seja possível. A psicoterapia online te permite estar em casa, num ambiente familiar e onde você possa encontrar referencias de apoio. Tudo bem se a internet cair ou se o microfone estiver baixo, faz parte. Lembra que falamos sobre nos adaptar a uma nova realidade? Então. A gente reconecta a internet, fica mais perto do modem, ajusta o microfone, a câmera o que for preciso, até que esteja tudo certo. Não se preocupe com o sigilo, não é porque você não está em um consultório que o psicólogo não precise te garantir isso. Ele te atenderá em um lugar silencioso e calmo, para que possa te ouvir com toda calma e atenção, sem interrupções.
Mas compreenda que o momento da sessão é seu. Seu momento de falar, de expressar, se sentir e fazer contato com muitas coisas que ficaram guardadas ai dentro, então separe um cantinho para você, converse com quem estiver em casa se não for possível que você esteja sozinho, se prepare mesmo. Separe uma garrafinha de água. Monte seu espaço. Tudo isso já te faz entrar no clima da terapia, você aguarda pelo momento que receberá a tão esperada vídeo chamada. E então sua jornada começa e ela costuma ser linda e preciosa.
Isso vai passar. E logo. Precisamos ter sempre nossa esperança viva. Quando isso passar, poderemos nos encontrar no consultório, nos abraçar e vivenciar essa jornada de uma outra forma, mas de toda maneira, estaremos sempre juntos. Vamos?