Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Esse é um assunto chato, que dá até preguiça, pois mexe com a nossa zona de conforto... porém, a gente vai ter que olhar pra essa questão em algum momento. Já é hora de começar a refletir...
Pois bem, muito se tem se falado em algoritmo, nas interações humanas x virtuais, no uso excessivo do celular, mas pouco se tem consciência de como essas coisas se dão na realidade. O fato é que já podemos observar os prejuízos nos relacionamentos e na psiquê em consequência da vida dentro da telinha.
As grandes empresas de smartphones estão usando técnicas da psicologia para viciar as pessoas cada vez mais no uso do celular. Mais precisamente as teorias de Skinner, o pai da Psicologia Comportamental/Behaviorista tem contribuído para que as grandes empresas mantenham a atenção das pessoas voltadas para o telefone. Já parou pra pensar pq vc está vivendo com a cara enterrada neste aparelhinho?
Vamos pensar nessa necessidade que temos hoje de publicar, curtir, comentar, compartilhar....de estar antenado em tudo, de se relacionar o tempo todo no mundo virtual - e que pra nós é real. Porém, essa necessidade é criada em nós a cada segundo e não estamos percebendo que estamos sendo controlados. Os conteúdos que aparecem para nós são justamente o que queremos ver. As empresas sabem exatemente o que eu quero, a partir do que eu assisto, do que eu curto, do que eu comento ou do que eu pesquiso. Eles sabem exatemente que necessidade eu vou ter, o que eu vou comprar, e como vou estar daqui a 10 anos. Parece mentira né? Pois acredite! Com o seu comportamento de clicar, eles podem prever tudo o que vai acontecer na sua vida. E com isso eles podem criar em você a necessidade que eles quiserem e venderem os produtos de acordo com a necessidade deles.
Quando vamos acordar? Qdo vamos perceber que viver, ser no mundo, é muito mais importante e genuíno? Quando vamos perceber que nossos filhos estão carentes de nós e que o mundo real precisa de nós mais do que aquilo que está do outro lado da tela?