Análise da vida conjugal sob o foco do entendimento, compreensão, consciência do próprio comportamento e influência na vida familiar.
É uma forma de terapia que apoia as pessoas em relacionamentos íntimos . A terapia pode ser útil para os parceiros, considerando a separação ou buscando uma maior intimidade e compreensão. Embora o relacionamento em si seja o foco do aconselhamento conjugal, espera-se que cada parceiro preste atenção ao auto-aperfeiçoamento e à autoconsciência.
A terapia de casal só deve ser considerada se ambos os parceiros concordarem plenamente de participarem. É importante escolher a melhor psicóloga que:
- Recebeu o treinamento necessário para oferecer aconselhamento a casais
- Tem experiência em lidar com questões específicas do casal
- Trabalha com o casal para desenvolver um plano de terapia
- Mostra compaixão pelos dois parceiros
- Não toma partido
- Não permite que um parceiro fale ou interrompa o outro
- Mantém o controle de cada sessão
- É facilmente acessível
- Incentiva o casal a expressar cedo se está satisfeito com os serviços oferecidos
As abordagens e técnicas usadas na terapia de casais podem variar, dependendo do treinamento da psicóloga e dos problemas enfrentados pelo casal que procura tratamento. Algumas abordagens terapêuticas comuns na terapia de casal incluem:
- A terapia de relacionamento Imago explora razões para percepções ou comportamentos negativos no relacionamento e procura restaurar a comunicação entre os parceiros.
- A terapia emocionalmente focada cria novas interações positivas entre os parceiros e fortalece seu vínculo emocional.
- A terapia do Internal Family Systems ajuda os parceiros a se entenderem melhor e os padrões existentes em seu relacionamento.
- O método Gottman aumenta a proximidade, o carinho e o respeito.
- O modelo de desenvolvimento da terapia de casais se concentra no crescimento e desenvolvimento de cada parceiro como pessoa e do casal como par.
- A psicologia positiva ajuda os parceiros a se concentrarem em traços positivos e a viverem no presente.
- A terapia narrativa explora questões passadas de diferentes ângulos, ajudando os casais a entender os ajustes que podem ser necessários no relacionamento.
- O aconselhamento individual pode servir como precursor da terapia de casais. Pode ser uma abordagem de tratamento para um parceiro, se o outro não estiver disposto a fazer terapia para casais.
O objetivo da terapia de casais é ajudar os parceiros a aprender mais um sobre o outro e adquirir habilidades saudáveis de resolução de problemas. A psicóloga pode entrevistar ambos os parceiros, juntos ou individualmente, durante as primeiras reuniões. Posteriormente, eles podem fornecer feedback. O casal pode estabelecer metas terapêuticas com a orientação do terapeuta e desenvolver um plano de terapia para que cada pessoa saiba o que esperar. Na terapia de casais, os resultados positivos geralmente dependem da motivação e dedicação do casal ao processo.
Quando se deve procurar uma terapia?
Como todos os casais experimentam tensão ou conflito em algum momento do relacionamento, muitas pessoas não sabem ao certo quando devem procurar aconselhamento. A realidade é que os casais podem procurar aconselhamento de relacionamento por vários motivos diferentes, incluindo:
- Lutas de poder
- Problemas de comunicação
- Abuso de substâncias
- Insatisfação sexual
- Problemas financeiros
- Problemas de raiva
- Infidelidade
- Principais ajustes de vida
- Conflitos frequentes ou altos níveis de estresse
- Ideias conflitantes sobre criação de filhos
Caso você se encaixe neste perfil entre em contato comigo agora mesmo.