Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
A terapia familiar ou o aconselhamento familiar foram projetados para abordar questões específicas que afetam a saúde psicológica da família, como grandes transições de vida ou condições de saúde mental. Pode ser usado como o principal modo de tratamento ou como uma abordagem complementar.
As famílias podem se beneficiar da terapia quando experimentam qualquer evento estressante que possa prejudicar os relacionamentos familiares, como dificuldades financeiras, divórcio ou a morte de um ente querido. Além disso, pode ser eficaz no tratamento de problemas de saúde mental que afetam a família como um todo, como depressão, abuso de substâncias , doenças crônicas e questões alimentares, ou preocupações cotidianas, como problemas de comunicação , conflito interpessoal ou problemas comportamentais em crianças. e adolescentes.
A terapia familiar visa promover a compreensão e a colaboração entre os membros da família, a fim de resolver os problemas de um ou mais indivíduos. Por exemplo, se uma criança está tendo problemas sociais e acadêmicos, a terapia se concentrará nos padrões familiares que podem contribuir para a atuação da criança, em vez de avaliar apenas o comportamento da criança. À medida que a família descobre a fonte do problema, ela pode aprender a apoiar a criança e outros membros da família e trabalhar proativamente para minimizar ou alterar as condições que contribuem para o comportamento indesejado da criança .
A maioria das formas de aconselhamento familiar se apóia fortemente na teoria dos sistemas , embora existam outras baseadas em abordagens psicológicas, como experienciais, cognitivo-comportamentais e psicodinâmicas. A terapia de sistemas familiares sustenta que a dinâmica interna do sistema familiar pode produzir e sustentar comportamentos problemáticos nos membros da família. Todas as abordagens de terapia familiar são projetadas para ajudar as famílias a melhorar a comunicação, a resolução de problemas e as habilidades de enfrentamento, além de aprimorar o senso de conexão entre si.